CANA-DE-AÇÚCAR VALORIZA A COLÔNIA
EM APENAS MEIO SÉCULO,A ECONOMIA DE PAU-BRASIL VIVEU TRES FASES DISTINTAS:CRESCIMENTO,AUGE E DECLÍNIO .FOI PORTANTO,UM CICLO ECONÔMICO.DURANTE ALGUM TEMPO,A EXPLORAÇÃO DO BRASIL FOI A PRINCIPAL,ATIVIDADE ECONOMIA DA COLÔNIA.
A FACILIDADE COM QUE A CANA-DE-AÇÚCAR.ALEM DISSO SE ADAPTOU ACELEROU E TRANSFORMAÇÃO DE ESPAÇO NORDESTINO.AS PLANTAÇOES DE CANA-DE-AÇÚCAR CRESCERAM RAPIDAMENTE E MUITOS ENGENHOS FORAM CONSTRUÍDOS
FINALMENTE AS RIQUEZAS MINERAIS
DESDE O INICIO DA COLONIZAÇÃO DE TERRITÓRIO BRASILEIRO,OS EXPLORADORES E A COROA PORTUGUESA,TINHAM A INTENÇÃO DE ENCONTRAR METAIS PRECIOSOS,ESPECIALMENTE A PRATA E O OURO QUE TINHAM GRANDES VALOR NA EUROPA COMO MOEDAS DE TROCA PARA AS ATIVIDADES COMERCIAIS.
INICIAVA-SE ASSIM ,UM NOVO CICLO ECONÔMICO DO BRASIL A COLÔNIA.POR VOLTA DE 1700 ,O OURO PASSOU A OCUPAR O CENTRO DE ECONOMIA BRASILEIRA.
UM ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE RESULTOU A EXPLORAÇÃO
OS PORTUGUESES PRECISARAM DE MUITAS MERCADORIAS PARA PAGAR OS GRANDES INVESTIMENTOS FEITOS PELOS COMERCIANTES DA ÉPOCA EM NAVIOS .MARINHEIROS CARTOGRÁFICOS E TUDO MAS QUE FOSSEM NECESSÁRIO PARA NAVEGAR.
A EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL
NO INICIO DO PERÍODO COLONIAL ,A COROA PORTUGUESA SONHAVA ENCONTRAR PEDRAS PRECIOSAS E OURO NO BRASIL .NOS PRIMEIROS MOMENTOS NADA FOI ENCONTRADO :AQUI,AO CONTRARIO DO QUE OCORRERA NA POSSESSÃO ESPANHOLAS,AS JAZIDAS JA ESTAVAM AQUI LONGE DO MAR E DOS OLHOS DOS CONQUISTADORES.
A PRIMEIRA DIVISAO POLITICA DOP TERRITÓRIO BRASILEIRO
UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DOS COLONIZADORES PORTUGUESES ERA ADMINISTRAR UM TERRITÓRIO.GIGANTESCO COMO O BRASILEIRO.
HAVIA O TEMOR DE QUE OUTROS PAÍSES EUROPEUS INVADISSEM O BRASIL.
POR ISSO ,FORAM ENVIADAS EXPEDIÇÕES PARA PROTEGER A COSTA BRASILEIRA DE PIRATAS E SAQUEADORES
MAS PRECISO OCUPAR,DE FATOS,O VASTO TERRITÓRIOS