A educação também se desenvolveu.O governo criou escolas de Ensino Fundamental em todas as cidades,´para formação de professores.
Na área do direito,o governo criou um código civil conhecido como Código Napoleónico,que serviu de modelo para diversos países ate mesmo o Brasil.Esse código abolia os privilégios do clero e da nobreza,protegia o direito á propriedade privada a todos perante a lei e separava o casamento civil do religioso.
Economia
Ao mesmo tempo,Bonaparte adotou uma serie de medidas que melhoraram a economia francesa.
A revolução francesa;mandou drenar pântanos,construir estradas e pontes,facilitando o transportes e diminuindo o preço dos alimentos vendidos nas cidades;criou o Banco da França,por meio do qual controlava a emissão de papel-moeda,emprestava dinheiro á industria e ao comercio.
O consulado
Uma constituição,votada ás pressas,instituiu o consulado.O governo era exercitado por três cônsules,mas o poder de fato cabia ao primeiro-cônsul:Napoleão Bonaparte.
Valendo-se disso,Napoleão mandou prender seus adversários e instituiu severa censura à imprensa.Os jornais só publicavam o que o governo permitia e eram obrigados a fazer propaganda dos atos do primeiro-Cônsul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário