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quarta-feira, 3 de março de 2010

GEO-SOCIEDADE E ESPAÇO DOS INDIGENAS

Povos indígenas sempre estiveram à margem dos padrões culturais brasileiros,
pela intolerância e discriminação social e racial da cultura dominante que
obviamente estabelece as regras da informação e comunicação.
Num passado próximo, quando Povos Indígenas do Pará se levantaram contra a
hidrelétrica de Kararaô ou quando no presente, líderes promovem, mesmo de forma
precária, informações em rádios, vídeos, TVs Comunitárias, contrapondo às aldeias
globais ou ainda quando criam cartilhas de alfabetização na língua materna, ou
quando criam sites para promover a cura de doenças ou comerciar a venda do
Guaraná, por exemplo, o fazem numa tentativa de sair da invisibilidade cultural,
objetivando a tonificação daquele povo ou cultura, e no objetivo de expressar-se, seja
na luta pelos direitos humanos ou trazer à luz do conhecimento oficial, científico,
acadêmico e religioso a sua contribuição na história, enfim o seu conhecimento
tradicional, na realidade sua propriedade intelectual. Isso precisa ser respeitado e
ampliado! regras da informação e comunicação.

art.Johannes Vermeer

Johannes Vermeer ( 31 de Outubro de 1632 - 15 de Dezembro de 1675) foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja VelhaÉ o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.Pouco se sabe da sua vida. Era filho de Reynier Jansz e Dingenum Baltens. Casou-se em 1653 com Catharina Bolenes e teve 15 filhos, dos quais morreram 4 em tenra idade. No mesmo ano juntou-se à guilda de pintores de Saint Lucas (São Lucas). Mais tarde, em 1662 e 1669, foi escolhido para presidir à guilda.Sabe-se que vivia com magros rendimentos como comerciante de arte, e não pela venda dos seus quadros. Por vezes até foi obrigado a pagar com quadros dívidas contraídas nas lojas de comida locais. Morreu muito pobre em 1675. A sua viúva teve de vender todos os quadros que ainda estavam na sua posse ao conselho municipal em troca de uma pequena pensão.