Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O reino do congo

No ano 1000, a África , ao sul da linha do equador, era habitado por povos que falavam línguas banto. Nesta imensa área, os africanos também formaram reinos poderosos e organizados, entre os quais reino do Congo.
Tudo começou quando nimi lukeni, chefe do povo Kicongo, atravessou o rio Zaire (chamado pelos os portugueses de Congo) e se casou com uma mulher do povo ambundo. Desse casamento e da união entre esses dois povos bantos nasceu, no final do século XIV, o reino do congo. Nimi Lukeni recebeu o titulo mani Congo, que quer dizer "Senhor do congo". Pouco a pouco, seus sucessores foram ampliando o território do reino por meio de conquistas militares e casamentos.

O Imperio do Mali

Há poucos documentos escritos sobre o Mali; os vestígios arqueológicos (vasos, portes, panelas, restos de alimentos e de fogueiras) também são reduzidos. Assim, as principais pontes para o conhecimento do Mali tem sido as historias preservadas pelos griots e transmitida de boca em boca, dos mais velhos para os mais jovens.
Contam os griots que, lá pelo o inicio do século XIII, na África ocidental, o povo mandinga do pequeno reino do Mali foi conquistado e dominado pelo o povo sosso, do então reino de gana, cujo rei era muito cruel. Certo dia, os mandingas se revelaram e, liderados pelo príncipe Sundiata Keita, venceram seus opressores na batalha de Kirina, em 1235. Cinco anos depois, á frente do povo mandinga, Sundiata,Keita conquistou gana e passou a reinar sobre um extenso território denominado império do Mali.

griots : músicos , cantores e poetas que transmitem historias e canções de seu povo.
mandiga : nome de um povo antigo Mali.como entre os mandigas havia muitos mágicos e conhecedores de ervas medicinas,e muitos deles foram trazidos para o Brasil,em português a palavra mandinga passou a significar magia,feitiço.

Via Lactea

Ora, (direis) ouvir estrelas!certo perdeste o senso! "E eu vos direi,no entanto,que,para ouvi-las,muita vez desperto e abro as janelas,pálido de espanto...
E conversamos toda a noite,enquanto a via láctea,como um pálio aberto,cintila.E,ao vir sol,saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora!"tresloucado amigo!que conversas com ela?que sentido tem o que dizem,quando estão contigo?"
E eu vos direi:"amai para entende-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas"