Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é vulcão


o que é vulcao

um vulcão se origina quando rochas e gases quentes da parte mas profunda da terra explodem e vão para superfície.muitos vulcão têm formato de cone com lanternas (íngremes,enquanto outros são mais planos,parecendo um pires virando para cima.




o que são magma e larva


o magma é rocha fundida e quente criada pelo derretimento de rochas no local mas profundo do planeta.uma vez que o magma alcança a superfície do vulcão,passa a se chamar de lava,qual se incandescente pode alcançar temperaturas de 1000 graus centígrados,o que é 10 vezes mais quente do que o caldeirão fervente.um enorme fluxo de lava pode cobrir cidades e grandes centros,causado grande destruição,queimando construções e criando incêndio.


onde foi a maior erupçao da historia

o maior recorde em erupção aconteceu na ilha de krakatau,na indonésia,em 1883.a ilha foi ouvida na Austrália,aproximadamente, a 5.000 km de distancia!
quando o monte santa Helena,no estados unidos,entrou em erupção em 198
,foi um dos mais violentos dos últimos tempos.a erupção durou quatro dias e matou 57 pessoas.um das mais famosas foi do monte Vesúvio,na Itália,em 79 d.c.. a cidade de pompéia,ao pé do Vesúvio,foi engolfada por nuvens de poeira e grandes rios lama,e cerca de 20.000 pessoas morreram.

curiosidade

o maior vulcão descoberto sequer esta na terra.esta em Marte.o olympus tem,aproximadamente,três vezes a altura do maior vulcão da terra,o mauna loa,no havai.